domingo, 3 de agosto de 2014

“Vivendo e aprendendo”... mas, para aprender é preciso, primeiro, nascer!


*Colaboração Pe. Frei Flávio Henrique, pmPN
Há pouco tempo, um jovem profissional analista de sistemas, que faz parte da geração das novas tecnologias de comunicação (que noutro artigo chamei de 5º Poder, mais ou menos na mão do povo), deu-me uma dica franca e direta para as postagens no blog do Projeto QUERO VIVER SIM (queroviversim.blogspot.com.br).
Disse-me muito oportunamente: Textos muito longos ou com o vocabulário mais culto, como os que você escreve, não são muito populares..
Quem se atrever a ler os artigos que eu ouso escrever e publicar em meu blog pessoal (freiflaviohenrique.blogspot.com.br), concordará, assim como eu, com o Matheus. Não digo isto partindo do que ele chama de “vocabulário mais culto”, afinal, nem me acredito culto assim.
Entretanto, tenho de admitir a densidade tremenda utilizada na construção de certos raciocínios de temas complexos e provocantes que abordo especialmente no blog pessoal, o que exige linguagem mais analítica. Então, não posso discordar do Matheus, e creio que esses textos “não são muito populares”, embora, mais de 15 mil pessoas mundo a fora já tenham lido lá – como gosto de chamar – minhas “provocações do pensamento”. Afinal, há todo tipo de público.
De todo modo, eu tenho de concordar com sua sugestão de que, para melhor servir ao propósito da Causa de QUERO VIVER SIM, nas redes sociais, é preciso algum esforço para adequar a linguagem para informar, formar e conscientizar o público segundo as características do público.
Da minha parte, naquilo que me couber escrever, vou me empenhar para usar linguagem mais simples, prática e compreensiva, tornando a leitura mais confortável ao público (quem gostar de textos mais elaborados e complexos, poderá acompanhar-me em freiflaviohenrique.blogspot.com.br).
“Vivendo e aprendendo”, ensina-nos a sabedoria popular. De fato, quanto mais se vive, mais se aprende, não é mesmo?!
A propósito, para se aprender é necessário se estar vivo. Neste caso, eu tenho a oportunidade de continuar aprendendo com os anos que passam, porque, a generosidade dos meus pais permitiu que eu existisse.
De igual modo, você que me lê, só tem essa oportunidade de continuar aprendendo porque sua mãe não o descartou quando você chutava a barriga dela, ou fazia bagunça dentro dela “brincando de corrida de carro”, como sugere o engraçadíssimo vídeo postado na fan page do Projeto, você já viu? Vale apena conferir, rir com 9 segundos de bom humor e compartilhar em suas redes sociais. Entre no face e confira (facebook.com/queroviversim). Duvido que não achará engraçado.
Por isso, creio que, tanto eu que escrevi este texto como você que o lê, além de sentirmos gratidão por termos tido a oportunidade de existirmos para aprender continuamente e interagir com a alegria de viver, deveríamos estimular o movimento pelo bem maior que é a VIDA HUMANA. E isso nós podemos fazer, juntos, multiplicando as ações do Projeto QUERO VIVER SIM. O Brasil e o mundo precisam ouvir nossa voz insistente em favor da VIDA.
Se juntarmos a experiência dos que já aprenderam mais com o acúmulo dos anos vividos, com a sabedoria ágil e prática do conselho dos jovens (como esta sugestão do Matheus), e se somarmos tudo isto ao desejo de viver de todas as pessoas que interagem com o Projeto QUERO VIVER SIM, então, poderemos construir uma consciência coletiva forte e atuante em favor da VIDA, em todas as suas fases, da concepção até a morte natural, privilegiando os indefesos mais ameaçados hoje em dia: os bebês nas barrigas de suas mamães.
E você, tem também alguma opinião, conselho, sugestão, ideia, iniciativa ou mesmo um comentário que gostaria de fazer para retribuir sua gratidão por ter podido vir a esse mundo e conhecer todas as suas belezas, ajudando a multiplicar essa Causa do Bem?
Se tiver, não pense duas vezes. Mande-nos um e-mail para queroviversim@gmail.com com suas perspectivas.
Se os bons não se omitirem, os maus não poderão multiplicar suas maldades, lembre-se disto.
Olhando para o belo Ícone que colocamos no início deste post, podemos perguntar: qual cristão não quer ser esta ovelhinha protegida da morte eterna, pelo Bom Pastor???
Todos QUEREM VIVER SIM, viver para sempre, inclusive...
Aqueles que estão em franco processo de desenvolvimento no ventre de suas mamães, devem ter o direito de nascer e crescer para chegarem também um dia ao conhecimento de Deus e usufruírem do mesmo bem da vida eterna. Como poderão ter o conhecimento de Deus se nem mesmo lhes for permitido aprender no mundo a desenvolver, pouco a pouco, o conhecimento das coisas?
Para se conhecer a Deus é necessário desenvolver todos os sentidos humanos que nos tornam semelhantes ao Divino Criador. E para desenvolvê-los, primeiro é necessário nascer. Depois, crescer e amadurecer com dignidade.
Você está disposto(a) a nos ajudar, fazendo crescer esta CAUSA com alguns CLIQUES diários, para garantir aos bebês nos ventres de suas mamães esse direito que você já adquiriu???
Se você é cristão, pense nisto com o mesmo carinho que Cristo toma sua VIDA nos ombros d’Ele para conduzir você até à ressurreição para a Vida Eterna!
Se não é cristão, pense nisto por justa retribuição à vida que lhe foi oferecida gratuitamente, sem que nada tivesse feito para merecê-la, pois, antes de ser concebido no ventre de sua mamãe, você simplesmente não existia. Não impeça que outros venham - como você - a existir também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário