quarta-feira, 18 de junho de 2014

Verde e amarelo, sim! Mas, também: “BANDEIRA BRANCA NELES!”

*Colaboração: Pe. Frei Flávio Henrique, pmPN
Começou a Copa. Desta vez, um misto de paixão e decepção nacional.
Que verdade oculta – e às vezes perturbadoramente perigosa - há no fundo da alma humana, quando se digladiam dois sentimentos tão conflitantes e contraditórios? Sim, dois sentimentos tremendamente conflitantes e contraditórios: paixão e decepção!
Esta é, talvez, a mais inquietante pergunta a nos fazermos neste momento.
Esta ‘química’ estranha e explosiva entre a paixão pelo futebol (meio reprimida pela indignação) e a decepção com a grave crise ética, política e social, pode sempre a qualquer momento detonar cargas de conflitos indesejáveis, mesmo numa cultura tradicionalmente mansa, como a do NÃO revolucionário povo brasileiro.
Da INDIGNAÇÃO geral para a REVOLTA desmedida: um pulo. Uma faísca, talvez, de uma crise econômica já temida, somada à terrível crise moral dos agentes públicos, pode detonar uma reação em cadeia sem precedentes na história do País. E, creiam-me: isto não é bom. Não é nada bom...
Minorias REVOLTADAS podem manchar a justa INDIGNAÇÃO da maioria inconformada.
Fato é: ninguém está conformado com essa mistura sinistra do bom sentimento patriótico (expresso pela paixão nacional com o futebol) e a decepção inquietante com o caos político-social que assombra o território verde e amarelo. Eu resumiria assim: alegria nas cores e tristeza nos humores...
O que fazer para que, nesta imbricada confusão emocional, a branca INDIGNAÇÃO não salte para a cor escura da revolta dos blac bloks e etc dos movimentos alinhados ao bolivarianismo tupiniquim?
Gente: “BANDEIRA BRANCA NELES!”
Sem ódio. Sem raiva. Sem rancor. “BANDEIRA BRANCA NELES!”
Incontáveis promessas de manifestações calorosas, sob o patrocínio duvidoso de fóruns sociais e PCCs da vida, querem roubar a cena internacional gerada pela Copa. BANDEIRA BRANCA NELES!
180 mil homens aparelhados na força de segurança para conter o avanço das massas que se deixam levar pelo humor escurecido da REVOLTA. BANDEIRA BRANCA NELES!
Um cenário eleitoral se desponta pós Copa, em meio à total falência moral dos agentes políticos, prometendo agravar ainda mais o mal-estar do país neste turbilhão de humores confusos. BANDEIRA BRANCA NELES!
Uma crise econômica que já se apresenta no ocaso de portas do comércio que se fecham progressivamente a cada dia... BANDEIRA BRANCA NELES!
Uma interrogação angustiante que não quer calar a boca no âmago da alma brasileira. Que quer gritar CHEGA! BASTA! Mas que não quer que este grito se transforme numa tempestade à deriva da civilidade. BANDEIRA BRANCA NELES!
Muito ainda a dizer para exprimir a nuvem de dúvidas e incertezas que paira sobre o humor da nação, sem que tenhamos tempo e meios eficazes para propalar o diálogo do bem... então: BANDEIRA BRANCA NELES!
Sejamos práticos: BANDEIRA BRANCA NELES!
Sejamos ágeis: BANDEIRA BRANCA NELES!
Antecipemos a concórdia, célere antes da discórdia: BANDEIRA BRANCA NELES!
Façamos galopar o Príncipe da Paz em solo verde e amarelo: BANDEIRA BRANCA NELES!
Triunfe o bem e sucumba o mal: BANDEIRA BRANCA NELES!
Nem prata, nem ouro. Tampouco vermelho. Muito menos os ‘black’ da insurreição ideológica de qualquer tipo. BANDEIRA BRANCA NELES!
Que os carros façam flamejar sem organização orquestrada a passeata não programada da Paz! BANDEIRA BRANCA NELES!
Você está entendendo?
BANDEIRA BRANCA NELES!
A Campanha vai continuar, no heroísmo das almas que, embora lutando só, não calarão a sua voz diante de tanto desmando. O desafio está feito e permanece de pé: BANDEIRA BRANCA NELES!
Termino com uma pergunta: você, que está com justa razão, INDIGNADO também, mas que não concorda com a desordem social, política, econômica, ética, moral, familiar, etc, etc, etc... já colocou no seu carro ou na sua janela a pequenina bandeirinha branca da Paz???
Verde e amarelo, sim! Mas, também: BANDEIRA BRANCA, NELES! Afinal, a ideia não é substituir, sublimar ou menosprezar o louvável patriotismo verde e amarelo, mas, agregar a ele o incremento edificante que corresponda à cor pacífica da generosa alma brasileira.
Secretariado “QUERO VIVER SIM!” - CODEVIDA:
·         E-mail: queroviversim@gmail.com
·         Facebook: www.facebook.com.br/queroviversim
·         Fone: (32) 3217-1116






Nenhum comentário:

Postar um comentário