segunda-feira, 30 de junho de 2014

“Orgulho de ser brasileiro”

“Tenho orgulho de ser brasileiro” - na verdade, uma indizível SATISFAÇÃO, visto que o orgulho é a raiz de todos os males - e amo meus país, mas dizer que 11 jogadores ou mais e uma comissão técnica me representam, isto não é verdade. Os brasileiros que me representam são aqueles que levam o nome de nossa pátria nas pesquisas e na ciência trazendo grandes conquistas para saúde e benefícios para vida, mas não recebem o devido reconhecimento, pelos trabalhadores que labutam duro no dia da vida para criarem uma família com dignidade, pelos nossos funcionários públicos éticos e coerentes em suas funções que trabalham pelo bem do povo, pelos homens públicos que procuram governar com honestidade e sobriedade a vida publica deste País, pelos médicos que salvam vidas todos os dias e não recebem nenhum trio elétrico para festeja-los, pelos professores que passam sua adolescência e juventude estudando e se preparando para ensinar ao próximo e são tratados como um fardo para sociedade, recebendo um salário vergonhoso e um tratamento humilhante.
Brasileiros que me representam são os policiais honestos que arriscam a vida para me dar segurança, os garis que mantém a rua limpa para que eu passe e me sinta tratado com respeito, os juízes e promotores que lutam pela lei e a ordem e tornam meu País um lugar melhor de se viver, pelos jornalistas honestos que fazem da noticia um lugar de formação de opinião e não de manipulação [...] me “orgulho” (leia-se: tenho enorme satisfação) em ser brasileiro pelos que tornam um pais melhor e motivo de “orgulho”.
Por isto devo dizer que jogadores que ganham milhões e moram muitas vezes numa vida luxuosa fora do País, não me representam, que só aparecem na mídia para ostentar vaidade, luxo, prazer e moda, estes não representam o meu País. Que mostram para o mundo que quem representa este País ganha sozinho milhões, que trocam de mulher, carros, casas e cara estão mais preocupados com suas contas e transferências [...] estes não me representam. Os verdadeiros brasileiros que me representam são aqueles que silenciosamente fazem este país crescer e ser melhor.
Uno-me, com esta convicção, à Campanha "BANDEIRA BRANCA NELES!", desenvolvida pela equipe QUERO VIVER SIM! - CODEVIDA, inspirada na CNBB que deseja fazer de 2015 o Ano da Paz, e promovida na Arquidiocese de Juiz de Fora, minha terra natal.

Pe. João Carlos Paschoalim de Castro, scj
24/06/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário